Os riscos de rodar com pneus carecas
“O pneu é responsável por garantir a aderência do carro ao solo. Por isso, é muito importante que sejam avaliados por um profissional competente, pelo menos a cada 10.000 km.
Legalmente, os pneus devem ser substituídos quando a profundidade dos sulcos atingirem o limite mínimo de 1,6 mm, isto pode ser feito, verificando os indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem coincidir com essas marcações, ele deve ser substituído.
No entanto, segundo técnico da Continental Pneus, Rafael Astolfi, a recomendação é que o pneu tenha no mínimo 3 mm de profundidade para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida, os pneus vão perdendo rapidamente a sua eficiência e a aderência, o que aumenta exponencialmente o risco de perda de contato com o solo, especialmente sob condições meteorológicas adversas”.
Vale lembrar que transitar com pneu careca pode resultar em multa e adição de cinco pontos no prontuário do motorista, além de aumentar o risco de furos e estouros..
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