A troca de óleo é uma das etapas de manutenção mais importantes para qualquer veículo, podendo causar muitas dores de cabeça, seja pelo uso de produtos ruins ou pela maneira errada como é realizada.
De acordo com as montadoras, o nível do óleo pode baixar um pouco, dependendo da idade do veículo. Para medir o nível no motor, o carro deve estar em local plano e parado por, pelo menos, 10 minutos.
Caso o nível esteja abaixo do mínimo indicado pela vareta deverá ser completado. Caso o óleo atinja a quilometragem ou o tempo estipulados no manual, deverá igualmente ser trocado para não prejudicar os demais componentes do seu veículo, como a bomba de óleo, por exemplo.
Existem três tipos de lubrificantes disponíveis no mercado: os minerais, os semissintéticos e os sintéticos. Lembre-se de que todas as especificações quanto ao tipo de óleo correto podem ser encontradas no manual do veículo.
Uma dica importante: quando trocar o óleo, troque também o filtro do óleo, pois é ele que retém as impurezas e impede que elas cheguem ao motor.
- Os mais cuidadosos trocam de 5 em 5 mil km rodados;
- De 10 em 10 mil km ou conforme especificação do fabricante;
- Quando o nível do óleo estiver abaixo do nível indicado pela vareta;
- Quando o filtro de óleo apresentar avarias.