É a colocação de contrapesos nas regiões mais leves do conjunto roda/pneu/válvula ou câmara, para que o movimento de rotação não cause vibrações que sejam transmitidas ao volante ou à própria carroceria do veículo.
Isto é causado pelo fato do pneu não ter uma distribuição de borrachas uniforme em sua circunferência assim como a roda que também não tem uma distribuição uniforme. Dessa forma, o balanceamento compensa através dos contrapesos que citamos (chumbo na roda) o equilíbrio do conjunto em rotação, evitando o desconforto das vibrações e desgaste prematuro dos pneus e componentes da suspensão.
Dois são os desequilíbrios que encontramos numa roda. O desequilíbrio estático, que provoca uma vibração no plano vertical da roda, com uma vibração similar à causada por uma roda deformada ou fora de centro (tende a fazer a roda PULAR). Sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60 km/h e aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.
Já o desequilíbrio dinâmico envolve um par de forças. Ele começa a ser sentido quando a rotação veicular entra na chamada “ressonância”, isto é, a partir dos 70/80 km/h e desaparece (não é mais sentido)a partir de 130 km/h, aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear e por isso é conhecido como CHIME.
- Se o veículo apresentar vibrações no volante (pode ser necessário);
- Quando a direção estiver desconfortável (pode ser necessário);
- Após fortes impactos em buracos ou obstáculos;
- Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus;
- A cada 8 mil km rodados;
- Conforme especificação dos fabricantes.