Óleo sintético ou mineral? Qual usar?
Você sabe explicar a diferença entre óleo mineral e sintético para carros? Entende por que ambos podem ser bons para determinado tipo de carro e não tão bons para outro? Conhecer a resposta para essas perguntas pode representar economia financeira e maior perfomance e durabilidade o seu automóvel. Se quiser ter essas respostas na ponta da língua, continue lendo esse artigo que preparei para tirar suas dúvidas sobre as diferenças entre os óleos lubrificantes mineral e sintético. Vamos lá!
Óleo lubrificante mineral
O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. Eles não são tão desenvolvidos quantos os sintéticos e semissintéticos, embora ainda sejam o produto mais comum e tradicional do mercado, há anos auxiliando o funcionamento de motores à gasolina e a diesel.
As principais características do óleo mineral são:
- Menor preço;
- Atender às exigências dos carros mais antigos;
- Durar menos, necessitando de maior quantidade de trocas.
Óleo lubrificante sintético
O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. A palavra “sintético” indica que houve manipulação de empresas para tornar o óleo mais aprimorado que os minerais e semissintéticos. É um tipo de produto que costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”: que corresponde ao uso diário do carro em trânsitos complicados, como os da grande maioria das cidades brasileiras.
Em relação à durabilidade, os óleos sintéticos costumam ter composição química sofisticada, proporcionando menos oxidação às peças lubrificadas.
As principais características são:
- Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
- Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
- Propicia mais economia de combustíveis;
- Excelente relação custo/benefício;
- Forma menos borra.
Qual a melhor opção para o carro?
Sem dúvidas será a especificada no “Manual do Proprietário”. Não tem erro! Após inúmeros testes, a montadora encontra o óleo que proporciona o melhor desempenho para o motor. Você não vai usar? Se você ainda tem dúvida, consulte um consultor da nossa equipe e vamos te ajudar a descobrir a exata necessidade do seu veículo.