O sistema de injeção eletrônica envia o combustível de maneira controlada ao motor do veículo. Ele é responsável por garantir esse equilíbrio por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência. Além de perfomance e economia, esse sistema também é responsável por reduzir a emissão de gases poluentes, pois, como o chip controla a entrada de combustível e de ar no motor, com base nas faixas de rotação, a combustão é mais eficaz. Isso produz maior eficiência energética e, consequentemente, o nível de emissão de gases é reduzido. Além do aspecto ambiental e dos demais citados, a injeção eletrônica controla também o tempo de ignição, a marcha lenta e, em alguns modelos de veículos, até mesmo as válvulas.
A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo, conforme representado na imagem ao lado. O “motorzinho” aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador. O sistema de injeção eletrônica substituiu o carburador. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro. O volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou GNV, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central. De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial. Se esse for o seu caso, procure imediatamente a Auto Point para que possamos lhe ajudar esse problema com o melhor custo benefício, de forma segura e confiável.
A a luz da injeção acendeu logo após o abastecimento do seu carro, às vezes, não é necessário levar o carro imediatamente a uma oficina, pois o que pode ter provado o alerta é a possível adulteração do combustível: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda (componente do sistema que avalia esse tipo de informação). Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, se sensor lambda voltar a reconhecer o que estava no tanque, a luz da injeção se apagará. Caso o problema persista, o sensor lambda e/ ou outro componente do sistema de injeção pode estar com alguma avaria, que precisa ser avaliado por um mecânico de confiança. Se ficar na dúvida, dirija-se à Auto Point e nós avaliamos para você.
Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, problemas que devem ser resolvidos imediatamente, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema. Você pode se perguntar: se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação, considerando, portanto, as que ainda chegam de outros sensores. Assim, o sistema de injeção consegue estabelecer parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina, ainda que com baixo desempenho, elevado consumo de combustível e altos índices emissão de gases.