Como escolher pneus para o seu carro [Guia Oficial]
Como escolher os pneus corretos para o seu carro? Esses itens são componentes duráveis e a escolha do tipo certo, além de garantir sua segurança e a segurança da sua família, são vitais para uma experiência de conforto ao dirigir e na redução de desgastes prematuros dos pneus.
Quando os pneus são escolhidos de forma errada, você pode arrumar muita dor de cabeça, como sérios problemas na suspensão do carro, na caixa de direção, nos terminais e em diversos outros componentes que prejudicam a condução do carro. Resumidamente, esses problemas produzem instabilidade ao dirigir e coloca sua vida, a vida de outras pessoas e da sua família em perigo.
Como escolher pneus novos
Esse tanto de “letrinhas” que aparecem escritas nos pneus dispõem de todas as informações que o manual do fabricante especifica como as características ideais para o seu carro. Portanto, como escolher pneus passa necessariamente por saber “ler” o pneu. Esses códigos falam da estrutura dos pneus e, sem sombra de dúvidas, é importante que você entenda como isso funciona para fazer uma escolha assertiva na hora de trocar seus pneus.
Largura & altura
As primeiras medidas que você definitivamente precisa acertar são os três primeiro blocos de informações. Por exemplo, o pneu da nossa imagem é um 195/60 R15, ou seja, tem 195 milímetros de largura de banda de rodagem; a altura, ou perfil, da parte lateral tem 60% da largura do pneu, ou seja, 60% dos 195 mm, isto é, 126,75mm. 195 = largura. 60 = altura ou perfil, como esse código também é conhecido.
Estrutura do pneu e aro
A letra R indica que o pneu é radial. Esse “R” não tem nada a ver com o raio do pneu. É apenas sobre a estrutura de construção. Hoje, basicamente 100% dos pneus no Brasil são radiais. O pneu radial tem uma construção moderna, resistente e segura. Antigamente os carros utilizavam componentes diagonais (D), sem malhas de aço na composição. Eram inseguros em situações de emergência e desgastavam bem mais rápido.
O número 15 refere-se ao diâmetro do pneu, também conhecido como aro. Essa medida é dada em polegadas e é de fundamental importância conhecer o aro do seu pneu. Se seu pneu é com aro 15 é impossível colocar um pneu de aro 16, por exemplo. Agora, que você já sabe disso, qual é o aro do seu pneu? Basta olhar no código e você vai descobrir.
Capacidade de carga
O número final 88 informa a capacidade de carga do pneu. Saber o índice de carga máxima do seu pneu é importante para não sobrecarregar a estrutura mecânica do seu carro, pois, na medida em que você transportar cargas superiores às indicadas, seu pneu desgastará muito mais, além, é claro, de sobrecarregar a suspensão e demais componentes do seu veículo.
Velocidade máxima do pneu
A letra final do nosso código, a letra “H”, está informando a velocidade máxima que esse pneu suporta para ter sua estrutura preservada com maior durabilidade. No caso do nosso exemplo, a velocidade máxima é de 210km/h.
A letra que vai aparecer aí pode ser um T, um V, um W, entre outras. O importante é manter em mente que ela é um código importante que você precisa compreender na hora de escolher pneus novos. A tabela abaixo explica código por código.
O código DOT é o prazo de validade
O código DOT revela a idade ou data de fabricação do pneu. É um padrão que regulamenta a fabricação de pneus. O código começa com as letras DOT, seguido por duas letras e um número que representam a fábrica onde o pneu foi produzido. Sequencialmente, vem um código de 3 ou 4 letras, que informam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Na imagem acima, o pneu foi produzido na 09ª semana do ano 2019.
Por que é importante entender o DOT?
Pneus têm data de validade. Não teria como fazer um artigo sobre como escolher pneus sem falar da importância do DOT, afinal ele é o prazo de validade do seu pneu. Em tese, no Brasil, os pneus têm 5 anos de garantia a partir da data de produção para defeitos de fabricação.
Sim, os pneus sofrem desgastes naturais com a ação do tempo e não importa quando você comprou, a garantia começa a contar quando o pneu foi produzido, logo, a partir da data expressa pelo DOT. Após 5 anos, os pneus se tornam perigosos e inseguros, sendo fortemente aconselhada a troca e a manutenção dos pneus. Ah! E nada de comprar 3 pneus e colocar o estepe como um pneu novo.
Ele não está novo! Após os 5 anos, a resistência diminuiu e na hora que você mais precisar, seu pneu poderá te deixar na mão e, além disso, um pneu velho junto com 3 novos, desgasta enormemente a banda de rodagem dos pneus novinhos que você acabou de comprar. Portanto, fique atento e tome cuidado com essas promoções na internet. Você pode estar comprando lebre em pele de cordeiro. Fique atento ao DOT.
Como escolher pneus: o código treadwear
O treadwear fala da durabilidade do pneu. Varia de 60 a 700 e quanto maior o número, mais o pneu vai durar. Um pneu treadwear 400 pode durar até 2x mais que um 200. Contudo, quanto maior o número do treadwear mais duro será o pneu e é exatamente por isso que nem sempre um pneu com durabilidade maior é o melhor.
Um pneu macio apresenta maior conforto ao dirigir, mais aderência e melhor desempenho em curvas e frenagens. Essa decisão precisa ser tomada levando em consideração seu perfil de uso, seu carro o dia a dia do seu carro, além, é claro, de suas preferências, mas, sem dúvidas, é uma informação indispensável na hora de escolher seus pneus.
Como escolher pneus: o código traction
O código traction informa a habilidade que um pneu tem de parar em asfalto molhado. Existem quatro categorias de tração: AA, A, B e C. AA é o melhor, C é o pior. Portanto, quanto maior a traction do seu pneu, mais seguro ele é em asfalto molhado. É por isso que muitos fabricantes apresentam índices estimados de perfomance de um pneu em contexto de chuva, por exemplo. Esse dado vem da traction.
Como escolher pneus: o código temperature
O código temperature corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. O excesso de calor degrada o pneu bem mais rápido e é expresso pelas letras A, B ou C. Pneus com código temperature A são os melhores, enquanto aqueles com código C são os piores nesse quesito, isto é, são menos resistentes em relação a variação de calor.
Código do Inmetro
No Brasil, todos os pneus comercializados, obrigatoriamente devem vir com selo do Inmetro. O Inmetro confere o selo aos pneus que cumprem com o que comunicam em seus materiais, além de informar uma série de dados valiosos para o consumidor, como o consumo de combustível.
Calibragem ideal do pneu
Rodar com a calibragem abaixo da indicada produz maior desgaste do lado de fora do pneu; aumenta consideravelmente o consumo de combustível; e a segurança fica muito comprometida, pois o pneu perde eficiência e aderência em altas velocidade e, sobretudo, na chuva. A eficiência pode ser quase igual a zero nessas condições.
Rodar com o pneu cheio demais também é muito perigoso, pois além de produzir um desgaste acentuado na parte central do pneu, também reduz a eficiência em manobras perigosas e na chuva. Mantenha em mente que o melhor é calibrar os pneus com frequência, mantendo a calibragem nos índices indicados pelo fabricante do pneu.
Essa informação costuma estar disponível nos manuais do fabricante, coluna da porta do motorista ou na parte de dentro da tampa do combustível. No Brasil, quase todos os carros vêm com essas informações na porta do motorista como na imagem abaixo.
Pneu com bolha, o que fazer?
Leve ao seu borracheiro de confiança para avaliar o quanto antes possível, pois a chance de você ter um acidente a qualquer momento é muito alta, principalmente se a bolha for no eixo traseiro. Aí o acidente pode ser ainda mais grave. Pneu com bolha é uma bomba relógio: ele vai estourar mais cedo ou mais tarde.
Qual é a hora de trocar os pneus?
Os pneus tendem a durar os 5 anos que os fabricantes dão de garantia. Contudo, dependendo do perfil de uso e das condições das pistas que o veículo trafega, o desgaste chega antes desse tempo. O critério sempre será a perda de aderência do sulcos.
Quando a profundidade dos sulcos chega a -1.6mm o pneu perde completamente a aderência, ou seja, você estará completamente inseguro em pistas molhadas e manobras mais complexas. Seria como colocar o seu carro para patinar no gelo.
Ele pode até parecer bom, mas se a banda de rodagem já estiver na mesma altura do TWI, esses pontinhos na parte interna do pneu, troque seus pneus o quanto antes possível, pois você está correndo sérios riscos.
Agora você sabe tudo sobre como escolher pneus para o seu carro. Compartilhe este artigo com seus amigos. Você os ajudará a realizarem compras mais seguras, afinal, pneus nunca representam investimentos baixo e algo que envolve a sua segurança precisa ser feito com consciência.